Skip to content

O Segredo de Uso do Whatsapp Web!





A versão Whatsapp Web já está começando a se tornar uma das opções de comunicação entre as pessoas mais usadas no mundo e assim como o aplicativo para celular, vem desbancado outros grandes programas, como o Skipe e o Facebook messenger.

O software foi criado por Brian Acton e Jan Koum, antigos colaboradores do Yahoo!, inicialmente para o iPhone, mas atualmente já está em praticamente todos os celulares do mundo e é o aplicativo mais baixado em todas as lojas de aplicativos existentes.

Muitas pessoas se perguntam se é seguro usar Whatsapp Web, e confundem o funcionamento das duas versões. Pois tem alguns detalhes que muitos ainda não conhecem, e é essencial saber que essa versão requer alguns cuidados em relação à privacidade das conversas.




Nos tópicos abaixo, vamos falar dessa opção de chat online bem prática, simples de usar e totalmente gratuita e quais os cuidados que devem ser tomados ao escolher essa opção. Confira.

O que é o Whatsapp Web?

Whatsapp Web com hora errada
O Segredo de Uso do Whatsapp Web!

O Whatsapp, é o aplicativo para celular mais usado e baixado de todos os tempos, agora tem a versão para ser usada em outro tipo de dispositivo além de um smartphone.

Ou seja, o Whatsapp Web é outra forma de acessar o chat online mais usado atualmente, e que pode ser usado em aparelhos como:

  • Computador de mesa ou notebook.
  • Computador de mão.
  • Tablets





Já existe um programa específico a ser instalado diretamente no computador para poder usar o Whatsapp Web, que pode ser dispensado e as únicas exigências reais para que ele possa ser usado fora do celular, são:

  • Ter um sistema de navegação na internet instalado no computar (internet Explorer, Chrome, Opera, Firefox, Safari ou Microsoft Edge)
  • Ter um número de celular cadastrado no Whatsapp e já ser usuário da versão para celular.
  • Estar com o celular em mãos ao acessar essa versão.

Apesar de não ser essencial, existe a opção “software”, para ser instalada no computador e o Whatsapp Web download pode ser feito para sistemas operacionais como:


    • Mac OS X 10.10 ou superior: https://web.whatsapp.com/desktop/mac/files/WhatsApp.dmg
    • Windows 8 ou superior (Versão de 64 bits): https://web.whatsapp.com/desktop/windows/release/x64/WhatsAppSetup.exe
    • Windows 8 ou superior (Versão de 32 bits): https://web.whatsapp.com/desktop/windows/release/ia32/WhatsAppSetup.exe

    Com ou sem a instalação do aplicativo de Whatsapp Web, diretamente no computador, é muito simples usar essa opção para falar com amigos, familiares e principalmente clientes.

    Como Entrar no Whatsapp Web? Passo a Passo

    Para quem preferir instalar o aplicativo no computador, além das opções de acesso acima, os links disponíveis para Whatsapp Web baixar grátis, podem ser todos acessados na página: https://www.whatsapp.com/download.



    Mas como mencionamos, não existe a necessidade de baixar um programa específico para usar essa e isso pode ser feito seguindo esse passo a passo abaixo:

    • Passo 1: Acesse a página: https://www.whatsapp.com e clique em Whatsapp Web, que está na parte superior da página, ou use o link https://web.whatsapp.com e aparecerá um código QR para ser lido pelo sistema de scanner do aplicativo.
    • Passo 2: Abra o aplicativo Whatsapp do celular e acesse a parte “Ajustes” do aplicativo.
    • Passo 3: Escolha a opção Whatsapp Web e clique.
    • Passo 4: Neste momento será aberto automaticamente o sistema de escaneamento do Whatsapp Web QR que deve ser feito pelo celular, o que permitirá o acesso a todas as conversas.
    • Passo 5: Faça a leitura do código e pronto.

    Uma dica muito importante para garantir a privacidade de todas as conversas é, antes de fazer a leitura do QR, deixe em branco a opção “Mantenha-me conectado” que fica logo abaixo da imagem do Whatsapp Web QR.

    Quais as Vantagens do Whatsapp Web?

    Para uma conversação casual, usar o WhatsApp Web App do celular é sempre a melhor opção, mas mesmo assim existem ótimas vantagens ao usar o aplicativo pelo computador, como por exemplo:

    • É possível se manter sempre online sem a necessidade de abrir e fechar o aplicativo no celular.
    • Facilidade de arquivar ou compartilhar arquivos que estejam no computador.
    • Facilidade de usar o mouse para selecionar textos ou links a serem compartilhados.
    • Caso esqueça o celular em casa é possível entrar a Whatsapp Web, desde que o celular tenha conexão a internet e esteja ligado.
    • Maior agilidade no atendimento ao cliente, no caso das empresas.
    • Facilidade em usar comando do mouse como, Control+A para arquivar, Control+C para copiar textos, Control+X para sair do aplicativo.

    Essa versão agradou bastante as empresas e mesmo as pessoas autônomas que trabalham o dia todo no computador e querem estar sempre em contato com seus clientes.

    Pois proporciona mais esse canal de atendimento, tanto é que já existe a opção Whatsapp Web Empresarial.

    Como Voltar no Whatsapp Web?

    Para quem precisa reiniciar o computador, e quer retornar as conversas que estão no Whatsapp Web, como mencionamos anteriormente, é possível marcar a opção, “Mantenha-me conectado”, mas isso deve ser feito antes da leitura do código QR.

    Caso não tenha selecionado essa opção, o processo para retornar às conversas deve ser feito desde o início, para isso basta seguir o passo a passo que mencionamos anteriormente.

    como funciona a Whatsapp Web

    Neste caso, ao acessar a opção Whatsapp Web no celular para ser feita a leitura o código QR, aparecerá as seguintes informações:

    • Escanear código QR.
    • Quando foi o último acesso pelo computador
    • Opção para sair de todos os outros acessos feitos, caso tenha aberto o Whatsapp Web em vários PCs (o que é o mais indicado).

    E para reabrir o aplicativo, basta escolher a opção “Escanear código QR” e as conversas serão todas reabertas.

    O Whatsapp Web é Perigoso?

    Não é exatamente perigoso, quer dizer, usar Whatsapp Web é seguro sim, mas é preciso ter cuidado com alguns detalhes, como por exemplo:

    • Proteção à privacidade das conversas particulares, arquivando-as.
    • Não selecionar a opção de estar sempre conectado quando usar o número do celular particular.
    • Clicar na opção “Sair de todos os acessos”, quando não for usar mais essa versão.

    O fato do acesso a Whatsapp Web poder ser feito à distância pode facilitar a outras pessoas ler as conversas registradas no aplicativo, por isso, certificar-se que saiu de todo sistema no computador, antes de fechar a página de acesso é essencial.

    O Whats Web Funciona Longe do Celular?

    Como já mencionamos várias vezes, sim, é possível acessar às conversas através do Whatsapp Web, mesmo não estando com o celular em mãos.

    A não ser que o usuário tenha escolhido as opções de sair de todos os acessos e que o aparelho esteja funcionando e com alguma conexão à internet.

    Para quem quer fazer o download de Whatsapp Web, ao invés de apenas usar a página de acesso, é possível ver no vídeo abaixo um passo a passo bem simples de todo processo.

    Agora que já sabe tudo sobre o Whatsapp Web, não deixe de ler os outros artigos que estão no “Top Aplicativos”, sobre outros aplicativos e facilidades que podem ser usadas no celular.

    Fique à vontade para usar a parte de comentários para nos enviar dúvidas, sugestões ou mesmo para nos contar se as dicas ajudaram.

    Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial