Skip to content

Whatsapp Business sem dor de cabeça!





A ferramenta Whatsapp Business está conquistando cada vez mais admiradores e assim como a versão particular, vem se tornando dia após dia, muito importante para seus usuários, neste caso, as empresas de todos os tamanhos e principalmente autônomos.

Não é segredo para ninguém que o Whatsapp já é a ferramenta mais usada quando o assunto é chat online, afinal de contas ele é líder no ranking dos aplicativos mais baixados, tanto para o sistema iOS da Apple quando para o Android do Google.

O aplicativo, que foi criado inicialmente para uso no celular, já ganhou ferramentas para ser usado no computador e agora está literalmente se tornando o novo canal de atendimento ao consumidor, pois possibilita um contato mais rápido e direto entre os clientes e os comerciantes.




Nos tópicos abaixo, vamos falar de todas as ferramentas criadas para essa versão e ainda mostrar o quanto vale a pena Whatsapp Business para quem precisa lidar com assuntos comerciais diariamente. Confira.

Como Baixar Whatsapp Business

Whatsapp Business é pago
Whatsapp Business sem Dor de Cabeça!

Assim como o aplicativo tradicional, baixar o Whatsapp Business app no celular é bem simples, e podendo ser feito de duas formas, que são:

  • Através da página oficial do aplicativo – Nessa opção o usuário interessado em usar essa ferramenta para sua empresa ou negócio particular, pode usar o link: https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_br.


    • Através das lojas virtuais de aplicativos – Quem preferir esta opção, cada sistema operacional já disponibiliza um link de acesso, que são:
        • App Store para quem tem um aparelho com o sistema iOS: https://apps.apple.com/app/whatsapp-business/id1386412985
        • Play Store para quem tem um aparelho com o sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp.w4b

    Além dos links acima, é possível encontrar o aplicativo pelo sistema de busca de cada loja virtual, basta digitar “Whatsapp” e já aparecerá a opção business, e o diferencial já começa pelo ícone, o tradicional tem o símbolo de um telefone e o empresarial tem um “B”.

    Até pouco tempo atrás, o Whatsapp Business iOS ainda estava em versão beta, mas já está atualizado e pode ser baixado e instalado normalmente como qualquer outro aplicativo.

    Como Funciona Whatsapp Business?





    O modo de usar o aplicativo é o mesmo da versão original, ou seja, é usado para se ter um contato mais rápido entre as pessoas, usando um número de telefone como referência, e essa agilidade de comunicação é essencial no mundo dos negócios.

    O Whatsapp Business, como funciona no lugar de um canal de atendimento ao cliente, além de ter todas as funções básicas já conhecidas para enviar respostas, tem outras opções bem mais voltadas para os negócios e as principais funções oferecidas são:

    • Mensagens automáticas – Ser cordial é algo muito importante para quem está tratando de assuntos profissionais e o aplicativo disponibiliza a opção de envio de mensagens de saudações ou mesmo respostas explicativas, no caso de não poder atender momentaneamente.



    • Respostas rápidas – Essa é uma ferramenta muito interessante, pois disponibiliza ao usuário, deixar arquivado no gerenciador de Whatsapp Business, respostas explicativas sobre um produto, por exemplo, que pode ser enviadas sempre quando ao questionamento for o mesmo.
    • Etiquetas de identificação – Essa versão disponibiliza acessórios para que os contatos possam ser agrupados em categorias diferentes, como por exemplo, clientes novos, fornecedores e etc.
    • Usar número de telefone fixo – Outra facilidade é poder trocar o número do celular por um número de telefone fico já existente a muito tempo para ter acesso às funcionalidades do aplicativo, como o Whatsapp Business no PC.

    Para começar a usar o aplicativo só é preciso seguir alguns passos básicos, que são:

    • Baixar o app da loja virtual e acessá-lo.
    • Clicar em “Concordar e Continuar”, sobre as regras do aplicativo.
    • Faça o cadastro no “Whatsapp Business” com outro número ou o mesmo que é usado na versão particular.
    • Dê permissão para que o aplicativo reconheça todos os seus contatos.

    Feito isso é só começar a usá-lo, e a primeira ação a ser feita é preencher o perfil com todos os dados da empresa para aproveitar ao máximo todos os benefícios de Whatsapp Business, no perfil é possível incluir dados como:

    • Nome comercial da empresa
    • Endereço físico, cada tenha.
    • Horários de atendimento.
    • Endereços de e-mail
    • Endereço eletrônico de sites, caso tenha.
    • Descrição dos serviços oferecidos pela empresa.

    Depois de fazer um perfil atrativo, use outras ferramentas, como por exemplo, classificar os contatos com as etiquetas, ou envie uma mensagem de Whatsapp Business, apresentando o novo canal de atendimento ao cliente da empresa.

    Como Migrar do Whatsapp para Whatsapp Business?

    Depois de ter feito a instalação do aplicativo, é preciso cadastrar um número de telefone, como todos já sabem, e para quem tem aparelhos com 2 chips é possível usar o Whatsapp e Whatsapp Business no mesmo aparelho, usando números diferentes.

    Para quem não tem um aparelho com 2 chips a opção é usar o sistema de migração de número, ou seja, o usuário deixará de usar a versão tradicional, para usar a versão empresarial.

    Lembrando que se optar por usar o mesmo número que usa na versão comum, o melhor é fazer um backup das conversas particulares, pois algumas funções são irreversíveis no Whatsapp Business, como migrar de volta para a versão tradicional.

    O processo para fazer isso é bem simples, e depois de fazer o backup de todos os dados da versão particular no sistema nuvem ou direto no computador, é só seguir os passos iniciais que citamos acima, mas escolhendo o número já cadastrado.

    Whatsapp a Whatsapp Business

    Posso Usar 2 Whatsapp no Mesmo Celular?

    Sim, é possível ter Whatsapp e Whatsapp Business no mesmo celular, como já mencionamos, mas para isso é preciso ter dois números de telefones diferentes, pois o sistema do aplicativo não permite usar o mesmo número para as duas versões.

    Entenda que o Whatsapp Messenger é um aplicativo diferente do empresarial, por isso a necessidade de 2 números diferentes ou abrir mão da versão particular da ferramenta.

    No caso de não possuir dois números de celular, é possível usar o Whatsapp Business com telefone fixo, e para isso basta seguir alguns simples passos, que são:

    • Passo 1: No momento que for informar o número do telefone, coloque o número fixo.
    • Passo 2: Quando for escolher a opção de recebimento do código de ativação, escolha a opção “Me ligue”.
    • Passo 3: Assim que receber a ligação com o código, basta digitar no local específico.

    Feito isso é só montar o perfil da empresa e pronto, já é possível aproveitar várias ferramentas inovadoras disponíveis exclusivamente para o Whatsapp Business app.

    Como fazer Resposta Automática na Conta?

    Uma das ferramentas que mais vem agradando aos adeptos do Whatsapp Business é a facilidade armazenar mensagens padronizadas a serem enviadas rapidamente, e para fazer isso é bem simples, confira:

    • Passo 1: Acesse as configurações do aplicativo.
    • Passo 2: escolha a opção configurações da empresa.
    • Passo 3: Escolha entre as opções, mensagem de saudação, mensagem de ausência e as respostas rápidas.
    • Passo 4: Depois de escolher a opção desejada, clique no sinal “+”.
    • Passo 5: Escreva sua mensagem e confirme o arquivamento das informações.

    Essa mesma ferramenta pode ser acessada também através do Whatsapp Business web, que na verdade nem precisa baixar nenhum programa para ser usado no computador, basta acessar a página: https://web.whatsapp.com/.

    Vantagens do Whatsapp Business para seu Negócio

    A lista de vantagens do Whatsapp Business é bem extensa, pois além das tradicionais opções, como, compartilhamento de arquivos, imagens, áudios, vídeos e as ligações normais e por vídeo, o aplicativo ainda disponibiliza opções como:

    • As já citadas mensagens rápidas:

    O aplicativo dispõe de um sistema de armazenamento de mensagens, disponíveis para uso a qualquer momento para saudações, justificativas por não poder responder, ou até respostas básicas sobre os serviços.

    • Whatsapp Business API:

    É um pacote de ferramentas criadas para empresas de médio e grande porte e disponibilizas por parceiros, que promete facilitar o contato geral entre a empresa e os clientes.

    • Etiquetas para identificar os contatos:

    Como já mencionamos, é possível identificar os contatos com mais facilidade e até especificar um grupo separado por interesses.

    • Whatsapp Business estatísticas:

    Ferramenta extremamente útil para quem quer melhorar em termos de marketing, pois é possível ter acesso a informações como a quantidade de mensagens lidas, e até mesmo fazer um parâmetro sobre um produto específico com base nas visualizações.

    • Contato rápido:

    Agilidade é a palavra que define um bom atendimento, e isso que realmente cativa os clientes. O Whatsapp Business se tornou o meio mais rápido de contato, e para o comerciante é essencial atender bem seus consumidores.

    • Perfil detalhado:

    É possível incluir no perfil todos os dados da empresa ou mesmo detalhes dos serviços prestados, no caso de pessoas que trabalham como autônomos.

    • Fácil acesso ao aplicativo:

    Possibilidade de atender o cliente mesmo não estando na empresa, através do celular, assim como é bem simples continuar conectado ao aplicativo caso tenha esquecido o celular em casa, para isso basta usar o Whatsapp business web.

    E mesmo já tendo mais de 80% da classe empresarial usando o aplicativo, os atuais administradores comandados por Mark Zuckerberg, estão trabalhando para que essa ferramenta se torne unanimidade, assim como o aplicativo original.

    Afinal de contas essa versão, Whatsapp Business, é apenas o começo, para quem já detém o controle das principais plataformas de conectividade do mundo, como o Whatsapp Messenger, o Instagram e o Facebook.

    O Whatsapp Business é Gratuito?

    Sim, é totalmente gratuito e assim como o original, é possível fazer o download e utilizar todas as ferramentas do Whatsapp Business sem precisar pagar nada.

    O Whatsapp Comercial é Confiável?

    Sim, o aplicativo pode ser considerado como seguro, desde que o usuário tome as devidas precauções, como por exemplo, sair do aplicativo de forma efetiva quando não estiver usando.

    Além disso, todas as mensagens do Whatsapp Business são criptografadas e não ficam armazenadas em nenhum servidor, e somente quem manda e quem recebe tem acesso às informações nelas contidas.

    Assista no vídeo abaixo um detalhamento sobre o aplicativo e as principais ferramentas do Whatsapp business que tanto agrada essa nova classe de usuários.

    Conseguiu sanar todas as dúvidas? Fique à vontade para nos enviar sugestões ou questionamentos através do formulário de contato.

    E continue navegando pelos nos artigos do “Top Aplicativos”, pois tem muitas dicas interessantes.

    Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial