Skip to content

WhatsApp – O Segredo da Era Digital!





O Whatsapp tornou-se um dos maiores e mais usados aplicativos do mundo, não apenas em seu país de origem, Estados Unidos, mas também no Brasil. Tanto é que o aplicativo está no topo de downloads, tanto em aparelhos Android como em dispositivos IOS.

Este aplicativo tem como ideia principal a troca de mensagens escritas, mas possui também muitas outras ferramentas, como por exemplo, conversa através de vídeos, compartilhamento de fotos, áudios e imagens em geral.

Uma curiosidade sobre o Whatsapp, é que o aplicativo não pertence mais aos criadores do software, pois, em 2014 eles venderam para o criador do facebook Mark Zuckerberg por 22 bilhões de dólares, após recusarem uma oferta de compra da empresa Google.




Mas se você ainda está curioso para saber mais sobre o app de WhatsApp, ou está com alguma dúvida relacionada ao aplicativo continue lendo os tópicos abaixo e desfrute de todas as dicas.

<script> fbq(‘trackCustom’, ‘TOP – A004’); </script>

Atente-se aos tópicos:

O que é o WhatsApp?

whatsapp plus
WhatsApp – O Segredo da Era Digital!

O aplicativo é um software, que foi criado em 2009 por funcionários do Yahoo!, vem tendo um crescimento significativo em números de downloads, por ter sido um app inovador, de rápido e fácil acesso.



    Segundo seus criadores, o WhatsApp app foi considerado tão inovador pela parte do sistema do aplicativo que reconhece os contatos do celular, sem ter que criar uma nova conta ou adicionar amigos.

    Além de servir como substituído do SMS por ser mais prático, econômico e não haver custos para enviar mensagens, ou seja, foi criado para facilitar a conversa entre amigos.

    E foi exatamente daí que surgiu a ideia do nome, Whatsapp, que seria uma menção sobre expressão americana, “What’s up”, e traduzindo para o português seria o mesmo que dizer, “E aí? Tudo bem?”.

    Como baixar WhatsApp?





    O meio mais comum para você fazer o Whatsapp download, é ir até alguma loja de aplicativos online de seu dispositivo. E para que não haja complicações, aqui está um passo a passo para você conseguir baixar seu aplicativo:

    • Passo 1: Abra o aplicativo Play Store ou App Store.
    • Passo 2: Vá até a parte de busca na loja online de seu dispositivo e pesquise
    • Passo 3: Selecione o aplicativo e clique na opção “instalar”.

    Pronto, agora é só usar o app de WhatsApp à vontade para se comunicar com amigos, familiares e todos os outros contatos que estão em sua agenda.

    Lembrando que o contato que ainda não for usuário do aplicativo, pode ser convidado, para isso basta mandar uma mensagem com o link de convite.

    Passo a passo do cadastro no WhatsApp 

    Para você usufruir do aplicativo, primeiramente você deverá fazer o download do aplicativo, e isso pode ser feito facilmente seguindo o passo a passo mencionado anteriormente.



    Assim que baixar o aplicativo e terminar a instalação no celular, é preciso fazer um cadastro básico do número do telefone que usa, siga os passos abaixo e não terá problema algum:

    • Passo 1: Após fazer o download do Whatsapp novo, abra o aplicativo e preencha todas as informações requisitadas.
    • Passo 2: Coloque o número de celular que está usando no momento.
    • Passo 3: Em seguida receberá um SMS de um código para que seja inserido no aplicativo.
    • Passo 4: Coloque o código e faça a autenticação do cadastro.

    Pronto, após esse processo todo, é possível ter acesso às configurações do app WhatsApp, e escolher todas as opções de sua preferência.

    Como utilizar o WhatsApp?

    O passo essencial para utilizar o app, é saber encontrar um contato, e cada sistema operacional tem característica diferente, por exemplo: 

    • Sistema operacional Android

    Se for necessário encontrar um amigo da agenda usando um dispositivo Android, vá ao lado inferior direito da tela inicial, clique em uma “folha branca” no balãozinho verde.

    • Sistema operacional iOS

    Caso esteja usando o app WhatsApp em um dispositivo com o sistema operacional iOS, clique em um “quadrado com uma caneta” no lado direito superior da tela inicial.

    Agora que já consegue achar seu contato, as opções de se comunicar são:

    • Abrir conversa escrita.
    • Chamada telefônica clicando na imagem do telefone.
    • Chamada de vídeo, clicando na imagem da filmadora.

    Quando se está em uma conversa escrita, seja usando o Whatsapp do iPhone ou o Whatsapp Android, e possível incluir imagens que estejam arquivadas na memória do aparelho, usar emoticons, incluir figuras.

    Além das figurinhas ou “stikers”, é possível encontrar “gifs” através do mesmo caminho usado para escolher uma imagem.

    O WhatsApp é gratuito?

    O Whatsapp atual é realmente gratuito, tanto para dispositivos iOS quanto para aparelhos Android, porém, há alguns anos e em outros países sem ser o Brasil, o Whatsapp era pago no iPhone.

    Para quem instalasse o aplicativo, o primeiro ano era gratuito, após isso, anualmente era cobrada a taxa de US$ 1 por usuário, o cadastro inicial só finalizava depois do cadastramento de cartão de crédito.

    Essa cobrança era feita pelo fato de que no app não existe a possibilidade de incluir propaganda, e assim seria uma forma de lucrar com o aplicativo.

    Esse sistema de cobrança foi abolido, por ser uma barreira para várias pessoas que não possuíam o cartão de crédito e por ser uma maneira de fazer outros concorrentes gratuitos crescerem.

    Para muitas pessoas o Whatsapp é uma rede social, pois além de disponibilizar a opção de conversas particulares, é possível formar grupos com os amigos. 

    whatsapp é uma rede social ou um aplicativo

    WhatsApp é do Facebook?

    Como já foi dito, Mark Zuckerberg, proprietário do Facebook, comprou o aplicativo dos dois criadores Jan Koum e Brian Acton por 22 bilhões de dólares. Então, é correto dizer que o WhatsApp é do Facebook.

    Os criadores da ferramenta tiveram um começo difícil antes de serem reconhecidos como os criadores do aplicativo, pois eram funcionários da Yahoo e saíram da empresa.

    Após isso, tentaram uma vaga no Facebook e no Twitter, mas não obtiveram sucesso em nenhuma das duas, e então em 2009 criaram o Whatsapp.

    Após o Facebook comprar o aplicativo, seus criadores foram admitidos ao conselho administrativo que supervisiona o aplicativo, e o que consta no contrato, eles receberiam três bilhões de dólares até o final de 2018 caso continuassem na empresa.

    Cláusula essa que não foi cumprida, pois a dupla teve desavenças com o agora proprietário das plataformas, Instagram, WhatsApp e Facebook, Mark Zuckerberg.

    Como entrar com WhatsApp no PC?

    Os administradores aplicativo, já pensando em outras formas de expansão, criaram em 2015 a versão do Whatsapp na web, que possibilitaria o acesso ao aplicativo usando um computador.

    Nessa versão do aplicativo, os usuários não precisam obrigatoriamente baixar nenhum tipo de ferramenta, basta de um navegar instalado, que pode ser qualquer um dos relacionados abaixo:

    • Microsoft Edge
    • Chrome
    • Safari
    • Opera
    • Firefox
    • Internet Explorer

    Para utilizar o Whatsapp na web é preciso autenticar o acesso fazendo o escaneamento do “QR code” (que seria basicamente um novo código de barras).

    Confira os passos básicos para fazer esse acesso:

    • Passo 1: Abra a página do aplicativo no navegador do computador usando o link: https://web.whatsapp.com/
    • Passo 2: Abra o aplicativo Whatsapp do celular.
    • Passo 3: Vá à opção de “Menu” ou “Configurações” e escolha Whatsapp Web.
    • Passo 4: Aproxime a câmera de seu telefone da tela de seu computador para capturar o “QR code”.

    Pronto, agora é só aproveitar seu Whatsapp online pela tela de seu computador. 

    Atualizar o aplicativo WhatsApp

    Para usar o Whatsapp atualizado 2019 é preciso ir até a loja de seu dispositivo, caso a atualização não seja automática e apareça a mensagem, “incompatível com sua versão do Whatsapp”, ao receber um arquivo durante um bate papo.

    A atualização pode ser feita da seguinte forma nos sistemas operacionais mais usados: 

    • Android: Vá ao Play Store, e acesse a opção “menu”, após escolha a opção “Meus apps e jogos”. Depois de encontrar o app WhatsApp, clique em “atualizar” que aparecerá do lado do aplicativo.
    • iOS: Vá à loja virtual de seu iPhone e clique na opção “atualizações”. Clique em “atualizar”, que aparece ao lado do aplicativo.
    • Windows phone 8.1: Toque no ícone da Microsoft store (loja virtual do dispositivo). Vá em “menu”, após em, “meus aplicativos”, depois em Whatsapp e clique para atualizar.
    • Windows phone 10: Repita as mesmas ações do passo anterior até ir a menu, ao invés de selecionar “meus aplicativos” selecione “Minha Biblioteca” e então atualize o aplicativo.
    • KaiOS: Pressione uma das duas lojas online de aplicativo no dispositivo. Vá à horizontal para clicar no “social”. Selecione o Whatsapp e atualize.

    Quase todos os sistemas operacionais, disponibilizam a opção de atualizações automáticas dos aplicativos, basta verificar nas configurações do dispositivo e habilitar esse serviço para o app Whatsapp.

    Suporte do WhatsApp

    Contato de suporte do WhatsApp

    Após você ler este artigo, deve ter percebido que realmente o Whatsapp é seguro, um aplicativo completo e de ótimos suportes secundários para esse software.

    E para ser tão bom a esse ponto, é necessário ter uma boa assistência aos seus usuários, quesito esse que o Whatsapp não deixa nada a desejar.

    O aplicativo disponibiliza algumas maneiras bem práticas para fazer contato com a assistência do aplicativo.

    • Página fale conosco:

    Há uma página para contato direto com a equipe de atendimento e o acesso deve ser feito pelo link:

    https://www.whatsapp.com/contact/?subject=messenger

    • Contato para cada sistema operacional:

    Caso não esteja conseguindo resposta através do link anterior, e está com o seu Whatsapp com problema, acesse a sessão de dúvidas do sistema que está usando no momento. Esse acesso pode ser feito pela página:

    https://faq.whatsapp.com/

    • Contato através do aplicativo

    Para fazer contato usando o próprio aplicativo, basta seguir as seguintes opções:

    • Ajustes
    • Ajuda
    • Fale conosco

    Como mencionamos a equipe do aplicativo está sempre pensando em algo diferente para melhor atender seus usuários e já criou o Whatsapp Business.

    E no vídeo abaixo é possível assistir um depoimento comparando as duas opções, o empresarial e o particular, confira:

    Conseguiu solucionar seu problema? Caso ainda haja dúvidas ou queira nos enviar sugestões, use a parte de comentários logo abaixo.

    E se nossas dicas estão ajudando, não pare neste aqui, acesse os outros artigos do “Top Aplicativos”.

    Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial