Skip to content

A Verdade sobre o Telegram!





Tem dificuldades em baixar o aplicativo Telegrama? Quer saber como funciona e as desvantagens desse app? Aqui você encontra tudo o que precisa saber a respeito do Telegram!

Aplicativos de troca de mensagens são essenciais no cotidiano da maioria das pessoas. Muita gente, inclusive, sequer faz uso das ligações, usando a troca de mensagens como principal forma de conversação.

Esse tipo de aplicativo surgiu para ocupar o espaço que anteriormente era dos programas de chat nos computadores, como os já antigos MSN e ICQ. Até mesmo os e-mails têm sido cada vez menos usados.

O responsável por popularizar os aplicativos de mensagens foi, sem dúvidas, o WhatsApp, que inclusive atraiu atenção dos acionistas do Facebook e hoje pertence ao grupo de Mark Zuckerberg.




Mas um aplicativo costuma chamar atenção do público, principalmente quando ocorrem quedas ou problemas no funcionamento do WhatsApp. Estamos falando do Telegram.

Você provavelmente já ouviu falar dele em situações como as descritas acima. Mas será que o Telegram é bom? Como baixar? Quais as principais funções? É vantajoso ter esse aplicativo no seu smartphone?

Neste artigo vamos explicar o funcionamento deste app de troca de mensagens para esclarecer todas as dúvidas.

Siga na leitura para conferir!

Saiba Mais

desativar instagram link

Desativar Instagram – Seguro e Rápido!

O que é Telegram?

telegram
A Verdade sobre o Telegram!

Telegram é um aplicativo multiplataforma lançado em 2013 que está disponível para a maioria das plataformas de smartphones — iOS, Android, Windows Phone, Web, Desktop, entre outros.

O aplicativo oferece serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem e tem uma origem ligada ao VK, rede social russa, já que foi fundado pelos mesmos desenvolvedores.




O Telegram é gratuito, não exigindo pagamento para o uso das suas inúmeras funcionalidades. Suas principais funções se assemelham ao WhatsApp, seu maior concorrente, por exemplo.

No entanto, o aplicativo oferece alguns itens a mais e por isso chama atenção dos seus usuários. Novidades que chegam à concorrência depois, como os stickers (figurinhas), já eram usados nele.

Em diversos casos onde o WhatsApp teve seu funcionamento interrompido no Brasil, o Telegram aplicativo surgiu como opção e foi bastante baixado. Mas, quando o concorrente volta a funcionar, boa parte dos usuários o deixa lado.

Apesar de ser bem competente, ainda não conseguiu desenvolver um público tão grande quanto o do WhatsApp, porém isso não significa que não possua bons recursos.




Falaremos mais sobre isso a seguir.

Como baixar o Telegram?

A segurança da informação é algo muito importante. Com constantes casos de vazamento de conversas e uso de dados para fins maliciosos, uma simples conversa por mensagens de texto pode gerar diversos danos.

É nesse sentido que usar o Telegram é mais seguro. O aplicativo oferece garantias de segurança que vão além do que a maioria dos outros serviços da mesma linha oferecem no mercado.

Mas o que fazer para ter esse app no seu celular?

Para conseguir Telegram baixar não precisa de nenhum grande esforço. As lojas de aplicativos oficiais do sistemas Android e iOS disponibilizam gratuitamente o aplicativo.

Basta digitar o nome do app no banco de busca e clicar em download. Na Play Store, o Telegram possui 4,5 estrelas e avaliações geralmente positivas. Já na App Store, a avaliação cai para 4,2 estrelas.



Na descrição é dito que é o aplicativo de mensagens instantâneas mais rápido do mercado, que possui mais de 200 milhões de usuários e diferenciado por oferecer funcionalidades que os concorrentes não apresentam.

Outro ponto positivo citado é que o Telegram é seguro, já que possui sistemas de segurança com criptografia, valorizando a privacidade dos usuários e garantindo total confiabilidade.

Como funciona o Telegram?

Por mais que seja simples, muita gente pode ter dúvida de Telegram como usar. A resposta mais direta é que não há nenhuma dificuldade, principalmente para quem já usa o WhatsApp, por exemplo.

O aplicativo é bem parecido no seu modo de uso. Primeiramente você irá fazer o download, conforme dito no tópico anterior. Depois é a hora de fazer a sua conta.

Para Telegram criar conta, basta colocar o número de telefone quando solicitado e esperar um código de validação que será enviado por SMS. Coloque os números e pronto, você já poderá começar a trocar mensagens.

Vale lembrar que para poder mandar e receber mensagens é preciso ter uma conexão à internet, seja ela wi-fi ou por pacote de dados móveis.

É importante dizer que o Telegram permite que você encontre outros usuários que tenham o aplicativo e que estejam na sua lista de contatos. A cada novo contato que instalar o app, você será notificado.

Você poderá trocar mensagens de texto, áudio, fotos, figurinhas e vídeos com total segurança graças às criptografias e o serviço que armazena o conteúdo na nuvem, permitindo acessar conversas em diferentes plataformas.

Qual a função do Telegram?

A função primordial do Telegram é a troca de mensagens instantâneas. O aplicativo possui um visual bem simples e interativo, o que permite que as conversas carreguem com maior velocidade.

Ele permite que sejam criados grupos com capacidade para até 200 membros. No entanto, podem ser convertidos em supergrupos e aí até 200 mil pessoas podem participar. Há possibilidade de ter um canal, que nada mais é do que um grupo público. Para divulgá-lo você pode criar um link e enviá-lo a seus amigos.

Mas o Telegram tem status? Não. Diferente do WhatsApp e do Instagram, que possuem uma opção de mensagem em forma de status ou stories, esse aplicativo optou por não ter esse recurso.

Mas há algo semelhante, o chat secreto. Falaremos mais sobre essa funcionalidade a seguir. Com o Telegram aplicativo você pode enviar arquivos sem limitação de tamanho, já que o histórico de conversas é armazenado na nuvem e não na memória em disco do aparelho.

Uma funcionalidade desse aplicativo, que também está presente em outros similares, é poder fazer ligações por voz ou vídeo. As chamadas são gratuitas, dependendo apenas da qualidade das conexões à internet.

E quer mais um motivo para dizer que Telegram é mais seguro que WhatsApp? Ele permite, pelo próprio aplicativo, fazer uma proteção por senha, impedindo que alguém que acesse o celular consiga entrar no app.

Como acessar o Telegram web?

Você pode usar o Telegram desktop em seu computador!

Para fazer isso, acesse o link do site oficial do aplicativo, disponível logo abaixo:

  • https://web.telegram.org

Então ele pedirá o seu número de telefone, basta fornecê-lo. Com isso, um código de login será enviado diretamente ao aplicativo instalado em seu lugar.

Após receber os números, digite-os onde é solicitado e pronto. Você pode trocar mensagens pelo computador. E o mais legal é que todo seu histórico de conversas é mantido, independentemente da plataforma de acesso.

Essa forma de uso mais simples do Telegram para computadores em relação ao WhatsApp pode ser considerada mais um ponto positivo. No concorrente é preciso colocar o celular para ler um código QR para usar a versão web.

E, mesmo que alguém consiga passar por todos os protocolos de segurança, o Telegram online avisa no aplicativo do celular o número do IP e o local de onde foi acessado via web.

Isso permite que você desative a sessão e não deixe que uma pessoa sem autorização use a troca de mensagens com seu número para, por exemplo, aplicar golpes.

Como criar link de convite Telegram?

Uma das maneiras mais eficientes de adicionar amigos e novas pessoas aos Telegram grupos é criando um link de convite. Mas o que é isso? Trata-se de um link que redirecionará o usuário diretamente ao grupo.

Para criar um link de convite basta seguir o seguinte passo a passo:

  • Abra o Telegram;
  • Crie um grupo;
  • Clique em Info do Grupo.
  • Em seguida, vá em Adicionar Membros;
  • Clique em Convidar via link;
  • Envie o link para quem você quer que participe do grupo.

Apenas isso é necessário para criar o link de convite no app. Qualquer pessoa que receber o link e que tiver o Telegram aplicativo instalado no smartphone poderá participar do grupo. Uma opção bacana é que se você quiser desativar esse link, basta revogá-lo e ele deixará de funcionar na mesma hora.

O que é o chat secreto do Telegram?

Quer ainda mais sigilo na troca de mensagens? Uma função diferente e divertida do Telegram é o chat secreto.

Trata-se de um recurso onde você pode trocar mensagens com uma pessoa, sejam elas fotos, texto, vídeos ou áudios, sabendo que essas mensagens serão autodestruídas em determinado tempo.

Funciona para aquele bate-papo que você deseja ter de forma bem oculta e que não deixe qualquer rastro. É totalmente seguro e ninguém terá acesso, nem você, nem quem recebeu as mensagens, após elas se autodestruírem.

Esse tipo de conversa funciona com criptografia de ponta a ponta, ou seja, nem a própria equipe do Telegram pode ter acesso às mensagens. Elas sequer fazem parte do armazenamento na nuvem.

Caso seja feita uma captura de tela no chat secreto, o Telegram aplicativo avisa enviando uma notificação.

Como convidar amigos para o Telegram?

Quer trocar mensagens com mais amigos no Telegram? Isso é possível. Basta convidar pessoas a baixarem o aplicativo.

Ele apresenta um recurso de convite. Clique em convidar amigos. Em seguida o app te fornecerá opções para o envio desse convite. Pode ser via e-mail, através de um link ou até enviando mensagens por outros aplicativos. Quanto mais gente com o aplicativo instalado, mais legal fica usar o Telegram online.

telegram conta

O Telegram é bom? Veja os benefícios!

Não entraremos nesse artigo na discussão se o Telegram é melhor que WhatsApp, mas vamos mostrar pontos positivos do aplicativo que podem te ajudar na hora de fazer o download:

  • Chat secreto, que permite a autodestruição de mensagens;
  • Não há limitação de tamanho para o envio de arquivos;
  • Permite o uso de senha para impedir o acesso de terceiros ao aplicativo;
  • Não possui históricos de quedas ou suspensões do funcionamento;
  • Pode ser usado em várias plataformas ao mesmo tempo;
  • Mais opções de stickers que o WhatsApp;
  • Uso de criptografia para garantir a privacidade das conversas;
  • Pode ter até 200 mil membros nos supergrupos;
  • Armazenamento na nuvem e não na memória do aparelho.

Desvantagens de usar o Telegram

Se falamos as vantagens, é preciso ser justo e apresentar o lado oposto. Quais são as vantagens do Telegram aplicativo?

Confira:

  • O aplicativo atualmente tem menos usuários ativos em relação ao WhatsApp, por exemplo. O Telegram tem 220 milhões, enquanto o principal concorrente já ultrapassou 1,5 bilhão de usuários;
  • possui o recurso de status (semelhante aos stories)
  • O visual mais simples pode significar, para alguns, uma estética menos apurada.

Quer mais informações sobre o Telegram? Recomendamos o vídeo a seguir no YouTube que fala a respeito do app:

Esse artigo te ajudou a conhecer melhor o aplicativo? Então não se esqueça de deixar um comentário e passar o link para outras pessoas que podem ter as mesmas dúvidas!

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial