Skip to content

Criar um Aplicativo ficou mais fácil desse jeito!





Se você tem dúvidas se é fácil ou não criar um aplicativo? Descubra neste artigo!

O uso de aplicativos tem sido algo cada vez mais comum na atual era em que vivemos. A tecnologia ganha espaço no cotidiano das pessoas de tal forma que não conseguimos imaginar como seria nossa rotina sem ela.

Seja no simples ato de mandar uma mensagem para um amigo ou familiar que está distante, usar o celular como despertador, ouvir uma música, assistir séries e filmes e até pedir comida. Tudo isso depende de aplicativos.

Mas será que aprender a criar a app é algo tão difícil assim?

É possível notar que muitos aplicativos surgem diariamente, como isso acontece? Dá pra montar um app sem entender de programação? Se você tem dúvidas a respeito disso, esse artigo é o lugar certo.

Vamos falar sobre as melhores formas de criar aplicativo, quais são os custos, como hospedá-lo nas lojas de apps e demais informações.




Siga na leitura do artigo para conferir os tópicos:

Como Criar um Aplicativo do zero?

Criar um Aplicativo
Criar um Aplicativo ficou mais fácil desse jeito!

A primeira pergunta que sempre surge sobre essa temática: é difícil criar um aplicativo? E não há apenas uma resposta para essa dúvida. Existem os aplicativos bem complicados de criar, que são aqueles mais elaborados e que contam com o trabalho de diversos desenvolvedores e programadores.




Mas também há como criar aplicativo de celular sem entender nada de linguagem de programação ou ser um expert na área da tecnologia. Para iniciar o processo é preciso entender que todo aplicativo precisa ter uma utilidade, ou seja, precisa resolver uma determinada situação.

Por exemplo, ao criar aplicativo, você ajudará uma pessoa a pedir comida em casa, a se comunicar com outras pessoas, a fazer compras, a se divertir, entre outras opções.

As duas formas mais comuns para a criação de um app são o desenvolvimento a partir de conhecimento de linguagem de programação e softwares, ou então, usar programa de criar aplicativo.

Na primeira opção, é preciso definir questões como design, o que irá conter em cada setor do aplicativo, entre outros. Essa costuma ser a alternativa mais cara, porém a mais completa e eficiente.

Já a segunda opção permite que o usuário crie por si mesmo um aplicativo a partir de alguma plataforma, mas sabendo que será bem menos completo e personalizado.

Ainda assim, vale a pena a experiência de criar a aplicativo, visto que esse é um mercado que tem crescido a cada ano. Empresas que querem ser percebidas pelos clientes precisam estar atentas a essa tendência.



Como Criar Aplicativo gratuito?

Apesar de não ser a situação ideal, é sim possível criar aplicativo de graça. Existem ferramentas na internet que ajudam pessoas que desejam ter uma experiência com a criação de apps.

No entanto, esse tipo de ferramenta não costuma oferecer opções completas e total liberdade para criar o aplicativo do cheio que deseja. São muitas as limitações.

Site de criar aplicativo, como o Fábrica de Aplicativos, ajudam os usuários a aplicar linguagem HTML5 de maneira simples e intuitiva. Ele possui opções pagas, mas há uma versão gratuita.

Há como achar até mesmo aplicativos especializados em criar outros aplicativos. Vale lembrar que versões gratuitas costumam ter várias limitações e não permitem uma personalização 100%.

Mesmo com opções como as citadas anteriormente, criar um aplicativo é difícil para muitas pessoas. Isso porque para ter o app do jeito que você deseja é preciso muitos ajustes e detalhes, o que torna o processo mais complicado.


Qual o custo para Criar um Aplicativo?

O uso de plataforma de criar aplicativos é a melhor opção para quem não tem como investir na criação profissional de um app. É importante falar isso pois não é nada barato ter um bom aplicativo.

Até mesmo aqueles aplicativos mais simples demandam várias horas de mão de obra para seu desenvolvimento, o que encarece o processo. O valor estimado vai de R$ 5 mil (simples) e pode chegar até a R$ 300 mil (complexos).

Fora os custos da criação, há a manutenção, atualizações, servidor, entre outras coisas que precisam ser pagas com regularizado.

Vale a pena criar um aplicativo de graça quando não há como bancar um app profissional, mas se você tem como investir esse montante, faça isso.

É preciso entender que os aplicativos são uma forte tendência de mercado e tem crescido absurdamente, tomando espaço dos websites. Junto com as redes sociais, os apps vem mudando as dinâmicas do setor comercial.

Criar um Aplicativo é Difícil

Quanto custa para publicar um app no Google Play?

Após aprender a criar aplicativo, é hora de publicá-lo em uma das lojas de apps para que outras pessoas possam fazer download ou comprar a sua criação. Mas quanto custa isso?

Para publicar um aplicativo na App Store, loja de aplicativos da Apple, não há uma cobrança mensal apenas para a hospedagem, mas é preciso ter uma conta de desenvolvedor. Os valores são:

  • Individual: 99 dólares, por ano – conta individual para desenvolvedor ou pessoa física
  • Organização: 99 dólares, por ano – conta para empresas
  • Programa Empresarial: 299 dólares, por ano – conta para empresas que além de publicar aplicativos para o público geral, publicam apps internos.

Para quem está aprendendo a criar aplicativos para Android, o valor para colocar um app na Play Store (Google Play) é de 25 dólares, também para ter uma conta de desenvolvedor.

A grande vantagem é que o pagamento é feito apenas uma vez e podem ser publicados quantos aplicativos o usuário desejar.

Como colocar um aplicativo na Play Store de graça?

Como falamos no tópico anterior, o procedimento para quem consegue criar aplicativo online publicar o app em uma loja de aplicativos não envolve pagamento de taxa pela hospedagem.

Ou seja, o simples falo de colocar o aplicativo na Play Store não irá gerar uma cobrança ao desenvolvedor do aplicativo.

No entanto, o procedimento não é totalmente gratuito. Não para hospedar um app de graça na Play Store. É preciso ter uma conta de desenvolvedor, cujas taxas de cobrança foram descritas previamente no tópico passado.

Gostou das informações sobre criar aplicativo e quer colocar em prática? Recomendamos que assista a esse vídeo no YouTube com mais dicas sobre o assunto:

Se esse artigo foi útil para você, também pode ser para outras pessoas. Compartilhe o link do post nas redes sociais!

Para mais informações, acesse o blog → Top Aplicativos

 

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial