Skip to content

Play Store sem Erro – Guia Completo de Uso!





A Loja de aplicativos, Play Store, criada pelo gigante Google, oferece ferramentas das mais diversas, para quase 70% da população brasileira. E até mesmo nos Estados Unidos já está liderando as vendas de aparelhos como seu sistema operacional, Android.

A variedade de marcas e modelos diferentes de dispositivos móveis é um dos principais fatores que influenciam nesse crescimento do número de usuários do sistema Android, e quanto mais pessoas usando, mais opções de aplicativos e ferramentas serão criadas.

De acordo com um levantamento feito, só nos 6 primeiros meses de 2019, do quase 56 bilhões de downloads de aplicativos feitos no mundo todo, 73,5%, foram feitos através do Play Store App.




Mas, nem tudo são flores, e nos tópicos abaixo vamos detalhar o que é e como realmente funciona a loja de aplicativos.

Além de, passar muitas dicas de como resolver possíveis problemas como o Play Store download que nunca finaliza, confira.

O que é o Play Store?

play store atualizar 2019
Play Store sem Erro – Guia Completo de Uso!

Em uma resposta direta, o Play Store é uma loja virtual de aplicativos para dispositivos móveis, mas esses aplicativos só podem ser usados em aparelhos que possuam um sistema operacional como o de um computador.




E atualmente só existem 2 tipos de sistemas operacionais, que são:

  • IOSSistema operacional desenvolvido pela Apple, exclusivamente para os aparelhos e dispositivos criados pela marca, como, iPhone, iPad, iPod e outros.
  • AndroidSistema operacional desenvolvido pelo Google, que é usado em praticamente todos os outros aparelhos e dispositivos móveis. Por exemplo, smartphones, tablets, leitores digitais, computadores de mão e etc, independente da marca do fabricante do equipamento, como Samsung, LG, Motorola e outros.

Com fim do sistema operacional Windows Phone da Microsoft, os usuários de aparelhos móveis só ficaram com duas opções para adquirir os aplicativos.

Ou seja, ou usa um smartphone com Android e baixa os aplicativos da Play Store ou App Store para quem prefere ter um aparelho da Apple.




Saber com exatidão quantos aplicativos existe disponível para os usuários do sistema Android, é praticamente impossível, mas, é certo que a quantidade de opções vem crescendo a cada ano.

O próprio sistema de contagem do Play Store aplicativo, indicou que em dezembro de 2019 já estão disponíveis para download, 2,9 milhões de aplicativos diferentes.

Então, o que não falta é opção de ferramenta para quem é um “Androidiano”, termo usado nas comunidades dos usuários do sistema Android.

Onde tem Play Store?

Normalmente quando se compra um smartphone, ele já vem com o sistema operacional e as ferramentas básicas instalado no aparelho, portanto, quem compra um smartphone Samsung, por exemplo, com certeza já terá o Play Store instalado, e com um ícone na tela inicial.



Em alguns aparelhos ele pode ser encontrado dentro do Google play, onde se encontram outras opções como, filmes, músicas, livros, disponíveis para o usuário baixar e usufruir, algumas opções são gratuitas, mas outras não.

Se por alguma eventualidade for necessário, baixar e instalar Play Store, essa opção fica disponível também no Google Play, pois o próprio sistema operacional identifica a falta dessa ferramenta no aparelho e disponibiliza ao usuário.

Como usar o Play Store?

O Play Store Google é como qualquer loja virtual, mas de aplicativos, possui diversas maneiras para ser usado, o básico e mais comum é ir até a página inicial do aplicativo, procurar e instalar qualquer aplicativo de seu interesse.

Esse shopping virtual oferece aos usuários de Android outras funcionalidades que estão como “secretas” por serem menos conhecidas do que as mais usuais.

As ótimas ferramentas que o sistema pode oferecer, na maioria das vezes são gratuitas, e podem ser encontradas no “menu” principal das configurações, essas opções são:

  • Acesso antecipado da versão beta.
  • Limitar o acesso de crianças ao aparelho com o controle parental
  • Conhecer vários games alternativos

O Play Store, oferece também uma opção bem útil que é o pedido de reembolso para os casos de compras indevidas, e eventuais promoções relâmpago aos seus usuários mais fiéis.

Cadastro de conta no Play Store

Cadastro de conta no Play Store?

Para fazer download ou compra de qualquer item no aplicativo é necessário abrir uma conta no Google, mas fique tranquilo, pois o Play Store é seguro e não é cobrado nada para usá-lo ou para se cadastrar.

E para você que tem dificuldade neste tipo de processo, aqui vai um passo a passo, para concluir com sucesso o seu cadastro:

  • Passo 1: Caso você não tenha, crie uma conta no Google, ou seja, um e-mail.
  • Passo 2: Vá até as “configurações” do dispositivo móvel.
  • Passo 3: Toque em “contas”, em seguida adicione “conta Google”.

Depois de abrir sua conta no Google e a cadastrar no celular, basta acionar o play store login, usando essa conta como usuário.

No caso de ainda não ter uma conta no Google isso pode ser feito acessando o link:

https://accounts.google.com/signup/v2/webcreateaccount?flowName=GlifWebSignIn&flowEntry=SignUp

Onde baixar o Play Store?

O Play Store Android é um programa já instalado no celular desde a fabricação, como já mencionamos, porém, caso não tenha em seu aparelho não se desespere.

Qualquer que seja o modelo do seu celular, desde que tenha o sistema operacional Android, basta seguir os passos abaixo e conseguirá baixar o aplicativo com facilidade, confira:

  • Passo 1: Acesse o Google Play Store.
  • Passo 2: Na parte opções do menu vá em, “Meus apps e jogos”.
  • Passo 3: Em, “Biblioteca”, faça uma busca pelo aplicativo.
  • Passo 4: Clique em baixar, e depois é só instalar.

Outra opção para recuperar o Play Store seria fazer uma atualização do sistema operacional, pois na maioria das vezes, quando a atualização termina, o ícone volta a aparecer na tela do celular.

Como baixar Play Store na tv smart?

Para você ter uma ideia do quão versátil este programa pode ser, além de ser gratuito, existe a possibilidade de instalar o Play Store na TV, desde que tenha uma televisão compatível a essa opção.

Antes de tentar baixar um aplicativo ou qualquer outro arquivo, verifique se o aparelho está com boa conexão com a internet.

Como existem muitas marcas de Smart TV atualmente, vamos compartilhar um passo a passo generalizado, pois é possível baixar e instalar o play store na tv LG, Samsung e todas as outras. Confira:

  • Passo 1: Encontre a tecla “Smart” no controle remoto. (Smart/LG, Smart Hub/Samsung, SmartTV/Philco)
  • Passo 2: Escolha a opção indicada para aplicativos em sua Smart TV.
  • Passo 3: Escolha o aplicativo que deseja e clique em baixar.
  • Passo 4: Ao finalizar o download, o aplicativo estará incluso na parte de seus aplicativos adicionados.

Normalmente todos os aparelhos do tipo Smart TV, já estão equipados com a loja de aplicativos da própria marca, onde estão inclusos vários aplicativos interessantes, como o da Netflix.

Ou seja, nem sempre é necessário usar exatamente o Play Store na TV Smart que tem em casa para ter acesso a jogos da internet, ou outra ferramenta que oferece entretenimento.

Cadastrar cartão de crédito no Play Store

Quando o assunto é o cadastramento do cartão de crédito na plataforma, é necessário falar sobre as formas de pagamentos no Play Store, como alterá-las, e como fornecer seus dados para o aplicativo.

Caso não esteja conseguindo, entenda melhor como isso pode ser feito com esse simples passo a passo:

Lembre-se que é necessário fazer o login no Play Store, usando a sua conta feita diretamente no Google, ou seja, sua conta Gmail.

  • Passo 1: Em seu aparelho Android, abra o aplicativo Google Play Store.
  • Passo 2: Entre em “menu”, em seguida em “formas de pagamento”.
  • Passo 3: Escolha a opção, “Adicionar forma de pagamento”, e selecione a opção que você preferir.
  • Passo 4: Preencha os dados de seu cartão e clique em OK.

O Play Store é Seguro, mas todo cuidado é pouco, portanto nunca forneça seus dados em aplicativos com baixa classificação dos usuários, de preferência, não faça isso diretamente em aplicativo nenhum.

Entenda que, para ter acesso à loja virtual não é obrigatório cadastrar um cartão de crédito, desde que tenha a conta no Google, que é gratuita, já é possível baixar aplicativos, e as opções gratuitas são muitas.

O Cartão de crédito só é necessário quando o usuário pretende adquirir algum aplicativo pago através do Play Store.

play store na tv lg

Passo a passo para encontrar um app no Play Store

Para a grande maioria das pessoas, fazer uma busca por um aplicativo é algo muito simples e trivial, mas ainda existem pessoas que se confundem.

Por exemplo, os usuários de aparelhos da Apple que se decidiram pela troca de celular com um dispositivo com sistema operacional Android, com certeza, nos primeiros dias pode ter dificuldade em usar o Play Store App.

Com o passo a passo a seguir, será mais fácil encontrar o aplicativo que deseja entre os quase 3 milhões de ferramentas que estão disponíveis. Confira:

  • Passo 1: Entrar no Play Store
  • Passo 2: Localizar na parte superior da tela, uma aba para realizar a pesquisa.
  • Passo 3: Clique na aba, e digite a palavra principal sobre o que você deseja procurar.
  • Passo 4: Selecione o aplicativo que melhor se adapta nas opções que você deseja.
  • Passo 5: Clique e faça o download.

Como mencionamos várias vezes, é sempre bom fazer uma verificação sobre a qualidade do aplicativo, e mesmo o Play Store do Google, tendo algumas exigências para que o aplicativo seja aceito, ler a opinião de outros usuários é sempre bom.

Top 5 App do Play Store

Quando você é um dos poucos que se destaca em algo que há vários competidores, com certeza é um vencedor, e estar na lista “Top Play Store Download” é muito bom, afinal de contas são 3 milhões de aplicativos.

No próprio aplicativo é possível acessar as listas dos, mas baixados, que estão divididos em categorias, confira abaixo:

Top 5 Play Store Aplicativo Gratuito:

  • WhatsApp: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp
  • TikTok: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.instagram.android
  • Instagram: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.zhiliaoapp.musically
  • Kwai: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kwai.video
  • FGTS: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador

Top 5 Play Store Aplicativo pago

  • Game Booster 4x Faster Pro – GFX Tool & Lag Fix: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.g19mobile.gameboosterplus
  • Panda Gamepad Pro (BETA): https://play.google.com/store/apps/details?id=com.panda.gamepad
  • LineX Icon Pack: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jndapp.line.x.iconpack
  • Tools & Amazfit: https://play.google.com/store/apps/details?id=cz.zdenekhorak.amazfittools
  • IPTV Pro: https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.iptvremote.android.iptv.pro

Top 5 Play Store Aplicativo mais rentável

  • Globoplay: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.globo.globotv
  • Tinder: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tinder
  • Google One: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.subscriptions.red
  • Happn — App de encontros: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ftw_and_co.happn
  • HBO GO: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hbo.broadband.br

Além desse ranking “Play Store Aplicativo”, a plataforma do Google Play, sempre mostra os outros tipos de produtos que são mais acessados ou baixados através da loja virtual do Android.

E para ter acesso a essas dicas dos melhores, basta abrir o aplicativo e na página inicial, na parte superior clicar em “Em Alta”, e todas as categorias surgirão.

Outra opção para poder ver essas dicas dos melhores produtos, é acessar a página do Google Play pelo computador, mas neste caso, primeiro é preciso escolher uma das opções que estão no lado superior esquerdo, que são:

  • Apps: https://play.google.com/store/apps
  • Filmes: https://play.google.com/store/movies
  • Música: https://play.google.com/store/music
  • Livros: https://play.google.com/store/books

Depois é só ir até a parte superior da página do Play Store e clicar em “Em Alta” e aparecerá todas as opções dos mais usados, acessadas e baixados.

Play Store não abre

Quase todas as pessoas que possuem um dispositivo com o Android, já entraram em pânico quando a Play Store parou de funcionar e os usuários do Android não sabem como lidar com este contratempo.

E existem realmente, alguns momentos que o sistema da loja virtual está com problemas, neste caso não tem muito que fazer a não esperar o sistema retornar ao normal.

Mas quando a Play Store não abre, não carrega, nem transfere aplicações, existem algumas ações que podem ser feitas, como por exemplo:

  • Faça a limpeza do cache.

O cache guarda muitas informações temporárias, e esse acúmulo pode interferir no processamento de informações novas. Essa limpeza pode ser feita da seguinte forma:

  • Passo 1: Vá às configurações do aparelho e acesse a parte “Aplicativos”.
  • Passo 2: escolha a opção “todos” e depois Google Play Store.
  • Passo 3: Clique no ícone do aplicativo e escolha a opção “Limpar Cache”.

Em outros casos, é preciso verificar nas configurações do dispositivo se a opção Download de Play Store, está ativada ou não.

Outra boa dica é fazer a atualização do sistema operacional Android, assim todas as ferramentas serão reinstauradas.

Se mesmo depois de tentar essas ações, a Play Store não está funcionando ainda, o melhor é retornar o aparelho às configurações de fábrica ou levá-lo a uma assistência técnica autoriza.

Se o problema é a lentidão para baixar um aplicativo, dê uma olhada no vídeo abaixo, pois tem ótimas dicas.

Se ainda tem dúvidas ou gostaria de nos mandar sugestões, fique à vontade para usar a parte de comentários.

Mas tenho certeza que encontrará respostas para todas as dúvidas nos nossos outros artigos do blog “Top Aplicativos”, não deixe de conferir.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial