Skip to content

Localize-se em 3 passos com o Google Maps!





O Google Maps pode ser considerado um aplicativo, ou ferramenta quase que indispensável em qualquer celular, afinal de contas, quem nunca foi salvo pelos recursos de localização disponibilizados por ele, ao menos uma vez, que jogue a primeira bateria.

Atualmente, quando alguém precisa saber o endereço de algum estabelecimento, ou uma rota para certo lugar, ou mesmo para se localizar, no caso de estar em alguma cidade desconhecida, a ferramenta disponibilizada pelo Google é sempre a primeira opção recorrida.

Todo aparelho smartphone hoje em dia, já vem com um sistema de GPS já instalado, que é similar a Google Maps, que informa rotas e ajuda na localização de endereços, e por ser semelhante, os usuários às vezes se confundem, achando que estão usando o app do Google.




Além do app nativo do dispositivo, existem vários aplicativos de localização, mas nenhum deles ainda conseguiu oferecer a seus usuários tantos recursos como o Google Maps, e nos tópicos abaixo vamos detalhar quais as ferramentas que fazem a diferença.

O que é o Google Maps?

Google Maps rotas
Localize-se em 3 passos com o Google Maps!

Quando o assunto é app de GPS, (Global Positioning System, Sistema de Posicionamento Global), com certeza, um dos primeiros nomes que nos vem à mente são Waze e Google Maps, que por “consciência”, pertencem à mesma empresa, o Google.




Mas o Google Maps app é muito mais do que um GPS, é uma ferramenta de pesquisa de localidades, e suas principais ferramentas são:

  • Visualização de rotas seja usando um automóvel ou mesmo a pé.
  • Imagens reais tiradas por satélites.
  • Visualização panorâmica virtual do local.
  • Compartilhamento de localidade.
  • Informações sobre transportes públicos.
  • Trajetos diários, linha do tempo, quando permitido pelo usuário.
  • Possibilidade de salvar rotas e locais.

Além dessas ferramentas básicas, o Google Maps rotas, oferece todas as informações e opções de caminho que podem ser feitos de um local a outro, inclusive informações sobre os estabelecimentos aos arredores do local que está interessa em saber.

É possível saber o tempo médio de cada trajeto, qual a situação da rodovia e até mesmo se existe congestionamento, mas uma opção que é bastante usada é a opção marcar onde estacionou veículo.

Para isso, basta abrir o Google Maps app, e pressionar o ponto azul onde está no momento e aparecerá a opção de “Definir como local de estacionamento”, e pronto, ou seja, todo o funcionamento do aplicativo é muito simples.




O aplicativo é de longe o mais simples e mais completo para ser usado quando o assunto é localização, e dentro da opção de “configurações” o usuário pode realizar várias ações como:

  • Incluir locais preferidos.
  • Configurar uma rotina de rotas.
  • Limpar histórico de pesquisa.

Outra opção bastante interessante e útil é poder baixar o mapa de alguma localidade através do Google Maps com imagem e detalhes específicos, essa é uma forma de garantir todas as informações do local caso fique sem cobertura de internet.

E por falar em viagem, não deixe de dar uma olhada em nosso artigo, “O que é o Trivago Brasil?”, pois realmente se surpreenderá com as vantagens deste aplicativo.

Como baixar o Google Maps?

Normalmente, nos dispositivos com o sistema operacional Android, o Google Maps download não é necessário, pois ele é considerado um app nativo, tanto é que necessário usar uma conta do Google no primeiro acesso ao celular.



Já para os aparelhos que usam o sistema operacional iOS, é só fazer uma busca na Apple Store do celular, usando as palavras principais, e pronto, a instalação é automática e caso já seja usuário do YouTube ou Gmail, ele automaticamente abrirá o aplicativo usando o mesmo login.

Mesmo assim, segue o link para baixar o aplicativo de cada sistema operacional:

  • iOS: https://apps.apple.com/br/app/google-maps-tr%C3%A2nsito-comida/id585027354
  • Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.maps&hl=pt_BR

Outra opção é usar a página da internet e para essa não existe segredo de como usar o Google Maps no PC, basta usar o link (maps.google.com), nessa opção as ferramentas oferecidas são as mesmas e com a facilidade de usar o mouse para navegação.

Como procurar local no aplicativo?

É muito simples encontrar um local, ou uma rota, para isso basta entrar a Google Maps, digitar o nome do local que está procurando, ou o endereço na barra de busca e pronto.

Caso não saiba o endereço, mas tem noção de onde fica, abra o mapa, ative a opção “Satélite” e faça a busca manualmente, essa opção as vezes pode ser ainda mais fácil do que procurar pelo endereço, pois as vezes não é encontrado.

Como usar o Google Maps para ver as ruas?

Já existe o aplicativo Google Maps Street View, que aponta vários lugares turísticos, e o funcionamento é o mesmo do aplicativo tradicional sendo que este tradicional é bem mais completo de ferramentas de utilização.

Mas de qualquer maneira segue os links de acesso dessa opção para olhar nas ruas.

  • iOS: https://apps.apple.com/br/app/google-street-view/id904418768
  • Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.street&hl=pt_BR

O Google Maps Street View é um recurso, que, diga-se de passagem, muito usuário viaja usando ele, pois é possível se sentir andando na rua, visitando lugares, revendo locais que percorreu no passado, em fim, é ótimo e muito simples de usar.

Mas existem procedimentos diferentes de quem vai usar esse recurso usando um computador e quem está usando um dispositivo móvel como Tablet, smartphones e outros, que são:

Dispositivos móveis.

Primeiro faça uma busca por estabelecimento ou localidade e coloque uma marcação (alfinete), ou toque em no sinal de marcação de local, depois é só abrir a imagem que normalmente fica na parte inferior da tela, onde tem o sinal de 360º () e pronto.

Computador

Neste caso é bem mais fácil, e basta arrastar o bonequinho amarelo que fica no canto direto da página e posicioná-lo em qualquer lugar do mapa, mas às vezes o Google Maps não localiza exatamente pelo Street View algumas ruas.

Sobre as fotos mostradas dos locais no aplicativo, muitas pessoas se perguntam, “Google Maps é atualizado de quanto em quanto tempo”, mas para isso não existe uma resposta concreta, e infelizmente, existem alguns lugares em que o carro que tira as fotos panorâmicas não passa.

Como ver imagens em tempo real no aplicativo?

Para quem acredita que a imagem mostrada no Google Maps é em tempo real, sinto muito informar, mas não são, e isso agora é notório, pois a empresa já teve muitos problemas quanto à privacidade das pessoas.

Tanto foi feito, que a empresa desativou essa opção de visualização em tempo real, a não ser que eu, por exemplo, compartilhe através do Google Maps a minha localização, neste caso sim, as informações atualizadas simultaneamente.

Google Maps download

Este aplicativo é confiável?

Sim, o Google Maps é confiável e todas as informações nele contido são só são compartilhadas caso o usuário dê permissão, e para isso basta ir à parte de configurações e selecionar as opções desejadas.

É possível ver o trânsito através do app?

Não é por acaso que o Google Maps GPS é um dos líderes na categoria app de aplicativos de localização há 15 anos, a partir do momento que o sistema de GPS é ligado, ele passa todas as informações do trajeto, inclusive aonde pode ter câmeras de vigilância.

É possível ter acesso ao “Live view”, onde é possível visualizar melhor o trânsito, mas está disponível para quem está usando o Google Maps a pé, e assim mesmo é preciso estar com o aplicativo atualizado e ter um dispositivo compatível para a nova ferramenta Realidade Aumentada.

Para os usuários do sistema Android, é preciso ter instalado um pacote de dados, “Google Play Services para RA” e ferramentas específicos e isso pode ser feito pelo link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.ar.core&hl=pt_BR

Infelizmente não existe a opção de baixar o ARKit, que seria o pacote de dados do sistema iOS, sendo que essa tecnologia só é compatível para dispositivos que tenham sido lançados depois do iPhone SE.

Ou seja, é preciso ter no mínimo um iPhone 6s, para poder aproveitar essa novidade do Google Maps, e no vídeo abaixo é possível ver como essa nova ferramenta funciona em detalhes, confira.

Agora que já sabe o quanto o Google Maps é bom, agora que consegue se localizar em qualquer parte do mundo, dê uma olhada nas novidades sobre outros aplicativos em nosso “Top Aplicativos”.

 

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial